Encontrar Emprego

Descobrindo como encontrar emprego

Para encontrar um emprego, primeiro de tudo você tem que ter em mente o que deseja, aonde quer chegar e qual seu objetivo. Ao estabelecer isso, fica mais fácil saber para onde deve mandar o seu currículo e aonde tem que buscar contatos que facilitarão sua entrada na empresa.

A internet facilitou o acesso à procura de vagas de emprego, estágios, trainees, entre outros, mas complicou o trabalho dos recrutadores, pois ao anunciar uma vaga, em poucos minutos a empresa recebe dezenas ou milhares de currículos ao redor do Brasil. A partir desse momento fica quase impossível os profissionais analisarem as informações do currículo do candidato. Por este motivo, o trabalhador tem que ter em mente o que quer, por que disparar currículos não é uma estratégia muito eficaz para conseguir um emprego.

Vamos então às estratégias para conseguir encontrar um bom emprego:

1 – Prioridade

Faça uma lista de todas as empresas que você sonha em trabalhar, de acordo com o que você gosta, qual sua área de interesse, suas habilidades e sua formação. As empresas que estão em destaque na mídia, aquelas que investem e valorizam o profissional e aquelas que sempre anunciam vagas que tem a ver com você devem entrar na sua lista.

Procure referência dessas empresas nas redes sociais como o Facebook e LinkedIn, afinal são plataformas que devem conter informações válidas sobre a empresa onde deseja trabalhar. Estude e pesquise sobre. A maioria dos profissionais que aplicam entrevistas gosta de perguntar o que você sabe sobre a empresa, o que ela faz, qual o tipo de trabalho que exerce, público-alvo, entre outras perguntas que você deve chegar lá sabendo.

2 – Entre em contato

A segunda etapa se caracteriza pela importância do networking. Busque pessoas que você conheça e que já trabalham nas empresas do seu interesse. Colegas e ex-colegas de faculdade, família, conhecidos do bairro, aquele amigo do seu primo, são todos contatos que podem te ajudar. A maneira mais fácil de receber uma oportunidade de entrevista é sendo indicado. Se pronuncie, deixe esses contatos te conhecerem, mostre-se interessado e faça com que enxerguem que você tem algo bom a oferecer à empresa.

A partir do momento que você estabelecer uma relação de confiança fica mais fácil deles te indicarem.

Importante: não diga logo de cara que você quer trabalhar na empresa. Vá com calma, mande uma mensagem curta para a pessoa, mostrando-se interessando em saber o ramo em que ela atua e qual o serviço que ela desempenha. Marque um café, diga que quer aprender um pouco mais com a pessoa, saber qual caminho ela trilhou para chegar onde está. Desta maneira ela se sentirá mais motivada em te ajudar.

3 – Preparação

Entre e navegue por todas as redes sociais que a empresa possui, isso aumenta suas chances de uma possível indicação. No meio da conversa diga que você tem interesse em trabalhar na empresa e peça conselhos. Quem sabe, neste momento, a pessoa resolva te indicar.
Mas, se isso não acontecer, não desista. A conquista vem em longo prazo.

Conclusão de como encontrar eemprego

O mais importante é você ter em mente quais são seus sonhos e quem você precisa conhecer para que esse desejo fique cada vez mais perto de se tornar realidade. Entrar em contato direto pelo site ou pela rede social também é um bom caminho. Mostre-se, não fique parado, o mercado é concorrido e você precisa estar esperto para aproveitar a oportunidade.